terça-feira, 9 de junho de 2009

O descontentamento dos egoístas

Essa semana foi minha última semana trabalhando na empresa do Humaitá.

Now I am in DownTown!

Mas antes da minha saída na semana passada, eu estava num dos muitos almoços chamados "existenciais" que costumavamos ter. O assunto do papo existencial?

Fim de ciclos. Mas eu não quero falar de mim, pelo menos não hoje. Quero falar do assunto do almoço, todos na mesa eram jovens, sendo apenas dois cristãos (eu e mais um rapaz), amantes de tecnologia. Estavamos confabulando sobre CONTENTAMENTO.

"De quanto eu preciso para ser feliz? O que é necessário para que eu me sinta feliz?"

O que eu vou falar aqui eu não comentei no almoço, mas eu fiquei pensando.

Alguém de vocês tem acompanhado o noticiário? Estamos todos comovidos com a fatalidade que ocorreu com o avião da AirFrance. Isso é algo que realmente nos deixa descontentes. Os cortes que podem acontecer de repente.
Fiquei pensando que temos vivido dias de descontentamento pleno. Nós não atinamos para o que o salmista fala quando diz que "os anos passam e nós voamos".
Ouvimos de menos, falamos demais. Somo educados de menos e grosseiros demais. Quebrantados de menos, demagogos demais.
Contentes de menos, descontentes de mais. Querendo sempre algo que nunca tem um objetivo claro.
Somos cada dia menos maduros quanto mais cheios de nós mesmos ficamos e o pior é que somos como crianças perdidas, pirracentas e sem limites.
Quando Deus impõe limites, reclamamos fazemos birra.
Eu sei que a apostasia explica os fatos, mas Jesus deixou exemplos práticos do que deve nos trazer contentamento. É levar contentamento a outro.
Quer saber? Estou muito cansada dos filósofos. Exemplos práticos, esses sim, trazem contentamento.
Essa semana eu li uma frase do Ariovaldo Ramos que mexeu comigo.
Uma frase que parece (e na verdade acredito que tenha esse objetivo) parafrasear Jesus, quando ele fala:

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus." Mateus 5.20

Eu não me lembro direito, mas sei que falava do evangelho sair da minha leitura e passar para os meus pés e mãos.
A nossa justiça tem que ultrapassar a letra, deixar de ser teorica e passar a ser a prática de Jesus. Mas como isso é difícil. Olhar em volta é mais dificil quando nos acostumamos a olhar SÓ pra nós mesmos.

Acho que encontraremos o verdadeiro contentamento SÓ no dia em que nos preocuparmos com o contentamento de quem ninguém se importa. Era isso que Jesus fazia, levava contentamento a quem desistia de procurar por si mesmo.

Levo isso comigo hoje. Orando na esperança de mudar de atitude.

Pra sempre!

Sem músicas hoje!

Um comentário:

Victor Fontana disse...

Garota,

respondi ao seu comentário no meu blog e nãoé q o q eu falei tem tudo a ver com o q vc escreveu aqui?

Fiquei contente

abs

Deus continue usando seu blog