quarta-feira, 25 de março de 2009

Parece Vista, né? Mas é XP.

Esse texto não é meu, encontrei no site da MCP entre os Devocionais. Para ler este e outros textos acesse: http://www.mpcsaopaulo.org/devocional.html

Passeando pela internet, encontrei um programa que transformava o visual do meu computador no do novo Windows Vista. Chama-se “Vista Transformation Pack”. Achei interessante e já tinha visto em execução no computador de um colega tempos atrás. Talvez alguns de vocês já tenham tentado instalar este programa, então sabem do que eu estou falando.

O programa é realmente interessante, porque você pode continuar com seu sistema operacional e, sem custo nenhum, fazê-lo parecer o sistema operacional mais recente, que pode ser também mais bonito, dependendo do gosto. Em outras palavras, você poderia mudar a aparência do seu computador sem mudar o computador. É mais ou menos isso.

Então, já que eu estava ali mesmo, li os comentários das pessoas que instalaram o programa. Cada uma dizia uma coisa diferente, mas fazendo uma análise do que foi dito, podemos resumir: fica mais bonito, mas pode causar diversos problemas (ou não, nunca se sabe); se causar problemas o motivo é basicamente esse: ele pode até parecer o Windows Vista, mas ele não é.

Talvez você nem tenha computador e não entende do que eu estou falando, mas é simples. Este programa é uma versão computadorizada de algo que é realmente antigo. É uma versão do que acontece na vida de crentes desde muito tempo, e ainda hoje é um grande problema. A diferença é que na vida real, ter uma aparência de Vista, sendo XP sempre causa problemas. Jesus já alertou sobre isso. Ele era totalmente contra (e ainda é) aquelas pessoas que desejavam desfrutar dos benefícios de uma aparência diferente sem mudar o conteúdo.

Quando lemos em Mateus 23.27 e 28 entendemos o que Jesus pensava sobre o assunto: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. 28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”.

O problema é que temos a tendência de pensar que somente os fariseus da época de Jesus eram suscetíveis a estas críticas da parte de Jesus. Na verdade, a juventude moderna também sofre muito com isso. Aprendemos todos os sotaques do evangelho, temos até cara de piedade, mas o que será que está no nosso coração? O que está no seu coração?

A banda Fruto Sagrado tem uma ótima música que diz: “que adianta apontar o caminho e seguir em outra direção? / quando o mundo tenta nos enxergar, será que vê o que realmente somos?... o que na verdade somos? O que você vê quando me vê? Pra que serve a luz que não acende, não ilumina a escuridão?”.

O evangelho exige mudança de dentro para fora, exige autenticidade, transformação verdadeira. Não podemos ser apenas a aparência do que Cristo exige, não podemos nos contentar apenas com um programa que muda a cara, mas não muda o coração, que na informática se chama “Vista Transformation Pack”, mas na vida real se chama “pecado da hipocrisia”.

O que você realmente é? Não se iluda com a aparência de santidade, não caia no conforto da máscara. Não viva a frustração da mera aparência. Desfrute da vida abundante da vida real com Deus. Afinal, o maior tolo é o que engana a si mesmo.

Sem. Amós Cavalcanti Pereira Farinha

Nenhum comentário: